domingo, 14 de dezembro de 2008

... adaptação...



...
O homem, como todos os seres vivos, se adapta às condições em que vive e transmite , através de herança cultural, seus hábitos adquiridos. Portanto, por nascer e viver na escravidão, acredita que a "escravidão" é uma condição essencial à vida.





Anarquia é uma palavra grega que significa literalmente "sem governo", isto é, o estado de um povo sem uma autoridade constituída. Antes que tal organização começasse a ser cogitada e desejada por toda uma classe de pensadores, ou se tonasse a meta de um movimento, que hoje é um dos fatores mais importantes do atual conflito social, a palavra "anarquia" foi usada universalmente para designar desordem e confusão. Afirmações dogmáticas sobre o caráter de Deus e sobre o que Ele faz deixam pouco espaço para a fé verdadeira nas coisas que não se vêem.



Um dogma é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação, cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. No campo religioso se alega ser uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. O termo DOGMA está ligado à ideologia ou conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso ou político. São afirmações absolutas que não permitem a discussão, ou melhor, um conjunto sitemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta), que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como...

"Crer no que é sustentado pela maioria freqüentemente é parte da tendência ao legalismo."


Regras ? O que são regras ? A sociedade é como um conjunto de normas de ação, pensamentos e sentimentos que superam as "consciências individuais" e devem ser aceitas e seguidas por todos.

O que é isso? Regras...
...
realmente algumas, se não todas, foram feitas para serem quebradas.




O famoso retrato de Che Guevarra, intitulado Guerrilhero heróico foi tirado por Alberto Koda em 5 de março de 1960 em Havana/Cuba durante um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre. De acordo com Korda, Guevara demonstrava "imobilidade absoluta", "raiva" e "dor" no momento em que a fotografia foi tirada. Anos mais tarde, Korda declarou que seu retrato capturou todo "caráter, firmeza, e determinação" que Guevara possuía. Guevara tinha 31 anos quando a fotografia foi tirada.
De acordo com o Instituto-Faculdade de Arte de Maryland, o retrato de Guevara é "a mais famosa fotografia do mundo e um símbolo do século XX, onde declarou ser "a imagem mais reproduzida da história da fotografia". Jonathan Green, diretor do Museu de Fotografia da Universidade da Califórnia, afirmou que "a imagem de Korda se transformou num idioma ao redor do mundo. Se transformou num símbolo alfa-numérico, num hieróglivo, um símbolo instantâneo. Ela reaparece misteriosamente sempre que há um conflito. Não há nada na história que funcione desse jeito".

________________________________________

* 1 Parede exterior da sala Cecíla Meireles /Rio
2,3 colagens que fiz para montar um painel com meus alunos....

Agora:
ouvindo: John Cage, Arturo Marquez, Billie Holliday(sempre), Cartola, Marina de La Riva , Bebo Valdes
filmes: Totalmente Kubrick, e um dos meus preferidos, pois já vi várias vezes e acabei de rever Feios, Sujos e Malvados (inspiração para este post)
arte: LOUISE BOURGEOIS

Nenhum comentário: